Como esperado, o popular jogo de tiro online Playerunknown’s Battlegrounds ( PUBG ) foi seguido por uma onda de imitadores, particularmente em smartphones. Mas não ficou claro se ou quando os criadores do jogo considerariam uma ação legal contra qualquer um desses imitadores. Em particular, um breve incidente envolvendo o similar e extremamente popular Fortnite Battle Royale veio e passou no ano passado sem incidentes.
Isso mudou na segunda-feira com um processo aberto contra a NetEase , uma editora chinesa de jogos, com dois jogos parecidos com o PUBG em smartphones. A ação, impetrada no Tribunal Distrital dos EUA no norte da Califórnia pela PUBG Corp (uma subsidiária integral da editora de jogos coreana Bluehole), alega violações de direitos autorais e de marca registrada pelos jogos da NetEase, Rules of Survival and Knives Out .
Assim como o PUBG , os jogos da NetEase oferecem batalhas on-line de 100 pessoas em uma ilha na qual os jogadores usam paraquedas. As batalhas giram em torno de uma “zona de segurança” em constante redução, um conjunto específico de armas e armaduras de nível militar e uma variedade de veículos que cruzam as ilhas. Além disso, os jogos da NetEase venceram o PUBGpara iOS, que convidou um número substancial de comparações ” PUBG on phone” antes que a versão oficial finalmente chegasse aos dispositivos móveis .
A PUBG Corp aponta no processo que primeiro agiu enviando uma reclamação à Apple em 24 de janeiro sobre os jogos que estavam na App Store. (O processo não esclarece se PUBG Corp pediu para os jogos a serem retiradas na época.) A Apple transmitiu essa queixa à NetEase uma semana depois, e NetEase respondeu via e-mail em 31 de janeiro “, negando que regras de sobrevivência e facas infringir os direitos da PUBG Corporation ”