Os desenvolvedores que querem lançar seus jogos na Holanda podem querer evitar as caixas de saque depois que a Autoridade de Jogos da região descobriu que algumas implementações violam a Lei de Apostas e Jogos.
A Netherlands Gaming Authority (NGA) vinha investigando o uso de loot box em 10 títulos anônimos depois que as preocupações foram levantadas por jogadores, pais e pessoas que trabalhavam na dependência de drogas.
Descobriu-se que quatro desses 10 jogos estão quebrando a lei, oferecendo prêmios aleatórios que têm valor real, sem deixar que os jogadores influenciem o resultado.
Conforme relatado pelo site holandês NOS ( via Reddit ), os editores desses quatro títulos misteriosos (rumores de FIFA 18 , Dota 2 , Battlegrounds PlayerUnknown e Rocket League ) foram instruídos a alterar seu modelo de saque nas próximas oito semanas. Se eles não o fizerem, a autoridade do jogo poderá cobrar uma multa ou mesmo retirar os títulos ofensivos da venda.
A NGA alega que oferecer “jogos de azar” aos consumidores holandeses é proibido sem licença, e acredita que as caixas de saque são muito semelhantes aos jogos de azar, como caça-níqueis e roleta, em termos de design e mecânica.
Não houve nenhum problema legal com os outros seis títulos, já que eles não oferecem recompensas com qualquer valor do mundo real ou valor de mercado, embora o grupo ainda sinta que os saques em geral representam um risco de vício – para os mais jovens.
“Como resultado da abertura de caixas de saque, os grupos socialmente vulneráveis, como os jovens, podem eventualmente ser encorajados a jogar outros jogos de azar. O risco de vício em jogo neste grupo é muitas vezes maior do que em adultos”, diz o estudo.
“Até o momento, a Netherlands Gaming Authority não observou quaisquer medidas de controle adequadas tomadas pelos provedores de jogos com caixas de saque para excluir grupos vulneráveis e evitar o vício em jogo.”