Durante dias, a Venezuela sofreu um grande apagão que está causando o caos nas cidades, exacerbando a já séria crise social e econômica do país. Embora esta seja uma questão anedótica em comparação com a falta de eletricidade, esta crise é refletida no mercado virtual do veterano Runescape.
Runescape tem uma economia de compra e venda de bens virtuais e moedas, como aconteceu com outros jogos massivos, mas ser um jogo antigo não precisa de PCs poderosos – uma razão para o sucesso em mercados como a Venezuela. Kotaku publicou um artigo há dois anos sobre esse fenômeno no país.
Agora, o apagão paralisou esse mercado e a economia do RuneScape reflete isso, multiplicando os preços de certos objetos. O Reddit coleta esses dados e como a escassez atinge objetos que antes eram comuns, como os Dragon Bones: a demanda permanece, mas a oferta é muito escassa.
Este aumento de preço é melhor compreendido quando se sabe que a mineração virtual venezuelana atingiu quase 70% do mercado em alguns objetos. E é que os jovens podem ganhar até US $ 3 por hora neste mercado, um lucro maior do que muitos profissionais com estudos universitários no país.
Claro, isso tem outro rosto muito mais sério do que a economia de um videogame: parte da juventude da Venezuela usou o Runescape como fonte de renda ou suplemento salarial, portanto o blecaute não afeta apenas as necessidades básicas, mas também o renda de muitas famílias.
Fonte: Vandal