The Darwin project é o game que mais se assemelha com Jogos vorazes na Atualidade !
É possivel que fãs da obras literárias The hunger Games e Battle Royale se sintam muito motivados a experimentar esse game surpreendente distribuido pela Microsoft.
No futuro distópico de The Darwin Project, a superpopulação levou à prática de concursos reais de batalha de estilo de televisão para manter as massas “gerenciáveis”, como em The Hunger Games ou The Running Man.
Os participantes desse concurso são jogados em uma arena Hexagonal de cerca de 2 KM e divididos em 7 setores, armados apenas de um Arco sem Flechas e um Machado. Cada partida pode suportar até 32 jogadores que ficam presos em um Lob e podem interagir antes da partida sem sofrer danos, porem ja podendo testar alguns comandos do game.
O terreno dessa competição é montanhoso, repleto de uma selva de pinheiros e nevado, dispõe de algumas estruturas como pontes, cabanas, torres de artilharia, fortes pequenos e cabines arruinadas. Como o cenário de inverno sugere, o competidor tem uma batalha de sobrevivência ao frio intenso que pode mata-lo muito antes de encontrar com outro jogador, instigando uma corrida pela sobrevivência e ao recolhimento recursos mais básicos, como lenha para uma fogueira ou materiais para manter o personagem aquecido longe do calor do fogo.
Conforme o tempo passa, o jogo vai disponibilizando peças eletronicas importantes parecido com o sistema de AirDorp que ja existem em games do genero Batleground.
Porem em The Darwin Project essas peças podem ser utilizadas para criar itens mais poderosos como Escudo anti projétil ou dispositivo de invisibilidade e Teletransporte.
Do mesmo modo, periodicamente, uma das zonas começará a piscar um aviso que vai desligar para o resto da partida.
Uma vez que o tempo acabou, a temperatura cai tão precipitadamente que os jogadores rapidamente sofrem danos apenas por ficarem dentro, efetivamente fechando-o para o resto da partida. Há também apenas um punhado de pacotes de saúde espalhados pelo mapa, de modo que a cura é rara. Todos esses elementos ajudam a forçar o jogo a uma conclusão à medida que a contagem do jogador cai, aumentando a pressão sobre os sobreviventes.
Mas a verdadeira inovação desse game não esta em seu sistema de Battle Royale ou luta constante pela sobrevivência, The Project Darwin também sofre grandes influencias externas aos competidores.
Quando e onde esses eventos ocorrem durante a partida é controlado pelo Diretor, um mestre de câmera robô de cerimônias que pairam sobre a cabeça do jogador. Este papel pode ser preenchido por um jogador, que é uma das características mais exclusivas em The Darwin Project , criando assim uma forma de desbalancear a partida com motivações ao jogador preferido desse diretor que pode pular de camera em camera e falar com os jogadores, convencendo a tomadas de decisões ou delatando a posição de outros jogadores.
Um outro diferencial que é a interação com o publico da Twitch.tv , que por sua vez faz o papel de telespectador, podendo votar na popularidade dos jogadores, votar em qual área do terreno deve ser desativada primeiro e itens que podem cair em drop eventualmente durante as partidas transmitidas pela plataforma, isso interfere também nas decisões do DIRETOR da partida.
The Darwin Project é uma experiência impressionantemente completa para o trabalho de doze desenvolvedores que só começaram em setembro passado. Embora estivéssemos um pouco céticos com base em sua aparência durante a conferência de imprensa da Microsoft, apreciamos muito as várias partidas que jogamos e estamos ansiosos para brincar com isso ainda mais.